A Alimentação e Nutrição ocupam lugar de destaque tanto na agenda das organizações internacionais, voltadas ao desenvolvimento humano e à sustentabilidade ecológica do planeta, como na agenda pública do governo Federal.

A alimentação humana envolve uma complexidade de elementos relacionados às características físicas e químicas, às propriedades nutricionais e bioativas, sanitárias e sensoriais dos alimentos, assim como aos aspectos culturais, históricos, geográficos e ecológicos; e a relação do homem com a alimentação, a qual envolve aspectos socioculturais, psicológicos e antropológicos. A ciência da nutrição, de caráter interdisciplinar, estuda as necessidades nutricionais humanas em diferentes estados fisiológicos, condições de saúde e demandas físicas, decorrentes da intensidade de usos do corpo no trabalho. A dietética trata das transformações físicas, químicas e sensoriais de alimentos submetidos a processamento culinário, das combinações de ingredientes e suas características e propriedades, visando atender necessidades nutricionais, digestivas, sensoriais e higiênicas de indivíduos saudáveis e a demandas específicas na enfermidade.

Não podemos deixar de enfatizar que vários outros profissionais operam nesse campo eminentemente multidisciplinar, em especial quando se voltam para a produção de conhecimentos e saberes, seja eles oriundos da esfera de formação nas Ciências da Vida (Saúde, Biológicas e Agrárias), nas Ciências da Natureza (Ciências Exatas e da Terra, Engenharias e Ciências da Computação) ou nas Humanidades (Ciências Humanas, Ciências Sociais Aplicadas, bem como Linguística, Letras e Artes).

Na Universidade de São Paulo (USP) os programas de PG na área de Alimentação e Nutrição são poucos diante da dimensão e importância que representa a USP na produção e disseminação de ciência e tecnologia no plano Nacional e Internacional. Em relação às diferentes unidades da USP, chamamos a atenção para a Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (FMRP).

A FMRP, com 6 décadas de história, é um importante centro de ensino e pesquisa sendo que na área de Nutrição, desde finais da década de 50, sob responsabilidade da Divisão de Nutrologia, foi consolidado um importante centro formador de recursos humanos na área de Nutrição.

A criação do Curso de Nutrição e Metabolismo (CNM) pela FMRP e a alocação dos docentes em seus diferentes departamentos a partir de 2003 representou um dos frutos dessa frente que atualmente é representada também pela formação de nutricionistas e de outros profissionais na área de saúde. Esse legado direcionou o Curso para a ênfase em Nutrição Clínica a qual tem um ambiente propício, pois conta com a contribuição de pesquisadores e docentes com experiência reconhecida na área e em áreas afins.

Alguns aspectos devem ser destacados: existem vários pesquisadores consolidados na FMRP trabalhando com Nutrição e Metabolismo nos diferentes Programas de Pós Graduação (PPG) do campus e em diferentes áreas do saber (Fisiologia, Bioquímica, Farmacologia, Imunologia, Patologia etc.); a própria criação do curso de graduação em Nutrição que representa 10% do total de títulos de graduação da FMRP; a proximidade com o Hospital das Clínicas; os poucos PPG em Alimentação e Nutrição na USP e a inexistência de PPG na USP com ênfase em Nutrição Clínica, mesmo sabendo da dimensão que é a área de Alimentos e Nutrição nesta instituição e na região.