Bem-vindos ao Programa de Pós-Graduação em Nutrição e Metabolismo. Segue abaixo informações que serão importantes ao longo de todo o curso tanto para alunos ingressantes como para alunos regulares.
A Seção de Pós-Graduação da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto situa-se na Rua Pedreira de Freitas, casa 02.
Horário de atendimento presencial das 09 às 12 horas e das 13h às 16h.
E-mail: spg@fmrp.usp.br
Verificar com a Secretaria do Programa de Pós-Graduação.
Acesse “Pós-Graduação” em https://portalservicos.usp.br/ clique em “Primeiro Acesso” e insira seu Código USP para gerar uma senha.
A senha será encaminhada para o e-mail informado na Ficha de Inscrição no ato do processo seletivo.
Acesse https://id.usp.br/ e clique em “Primeiro acesso”.
Para ler e enviar mensagens acesse http://ww.usp.br em “Webmail”. Após possuir o e-mail “USP” solicite à Secretaria do Programa ou à Seção de Pós-Graduação que insira seu e-mail USP no Sistema Janus.
É muito importante cadastrar o e-mail USP no Sistema Janus para receber as mensagens sobre o curso.
Acesse Sistema Janus em “Cartão USP- Nova solicitação- Salvar” e, posteriormente, clique em ”Incluir/alterar Foto” e anexe uma foto digital padrão documento 3×4, com fundo branco e com boa resolução.
Será avisado através do e-mail USP quando a carteirinha estiver disponível na Seção de Pós-Graduação.
Para acompanhar o pedido, clique em “Listar solicitação“.
*Carteirinha Digital USP (e-card USP) – Clique aqui
Atenção: O Bilhete USP não é a carteirinha USP. É um bilhete para uso exclusivo em alguns ônibus no campus da USP da cidade de São Paulo.
O aluno regular deverá realizar a matrícula semestralmente no Sistema Janus, até o depósito da dissertação ou tese.
Existem dois tipos de matrícula: matrícula em disciplinas ou matrícula de acompanhamento (caso não vá cursar disciplinas).
A matrícula semestral deve ser efetivada nos meses de janeiro e julho, conforme períodos informados pela Pró-Reitoria de Pós-Graduação através do e-mail USP.
Não fazer matrícula implica em desligamento do curso de Pós-Graduação.
Consulte periodicamente a “Ficha do Aluno” no Sistema Janus para verificar as disciplinas cursadas, número de créditos exigidos, prazo para inscrição e realização do Exame de Qualificação, data limite para o depósito do trabalho (dissertação/tese) e a data máxima para defesa.
O não cumprimento dos prazos mencionados resulta em desligamento do aluno.
Caso perca o prazo para matrícula em disciplina ou matrícula de acompanhamento, o aluno deverá preencher o formulário abaixo e entregar na secretaria da CCP – Nutrição e Metabolismo:
Para consultar as disciplinas oferecidas no semestre acesse Sistema Janus e clique em “Disciplinas- Consultas- Oferecimentos“. Veja mais também em Estrutura Curricular
Declaração de Matrícula para a TRANSERP, para empresa de ônibus intermunicipal e para outras finalidades; Declaração de Conclusão e Ficha do Aluno, vá em “Solicitar Documentos” no site http://cpg.fmrp.usp.br/
Para solicitar a equivalência de título de Mestre para contagem de créditos para o doutorado, solicitar pelo Formulário-de-equivalência-de-título-de-mestre
Os estudantes contam com o menu “Declarações” no Janus, no qual poderão emitir diretamente do sistema os seguintes documentos com autenticação eletrônica:
- Declaração de Matrícula;
- Atestado de Conclusão de Disciplinas;
- Atestado de Matrícula com Disciplinas;
- Ficha do Aluno.
Acesse o site Prefeitura do Campus , “Serviço de Guarda Universitária”.
Para fazer o pedido de Crachá para acesso ao HCRP preencha a ficha de Solicitação Crachá do HC e entregue na secretaria de Pós-Graduação em Nutrição e Metabolismo. Após aprovado em reunião, levar a ficha assinada pelo coordenador do programa na recepção do HCRP para dar andamento ao crachá.
Departamento de Saúde-UBAS (Unidade Básica de Assistência à Saúde). Situado na Rua Pedreira de Freitas, casa 14, e-mail ubas.rp@usp.br
Para acessar o restaurante universitário é preciso confeccionar a carteirinha USP, enquanto não fica pronta, é possível solicitar uma declaração comprovando a matrícula do aluno no site da Pós-Graduação Central (http://cpg.fmrp.usp.br/) em “Solicitar Documentos”
Para maiores informações, assim como cardápio, acesse o site da Prefeitura do Campus USP de Ribeirão Preto clique em Serviços e procure por Restaurante Central.
Para saber mais, acesse o site do Centro de Tecnologia da Informação de Ribeirão Preto (USP) http://cetirp.sti.usp.br/atendimento/vpn/como-se-cadastrar-para-utilizacao-da-vpn/
Os alunos contam com um menu “Requerimentos” no sistema Janus a partir do qual poderão selecionar requerimentos específicos como:
- Atribuição de créditos,
- Aproveitamento de créditos,
- Trancamento de matrícula,
- Prorrogação de prazo para depósito,
- Mudança de orientador,
- Transferência de curso/área/Programa,
- Dupla titulação,
- Desligamento do Programa,
- Nova Matrícula.
O aluno deverá preencher o Formulário Solicitações-de-Alunos e entregar na secretaria da CCP – Nutrição e Metabolismo juntamente com os documentos necessários (estão descritos na página 2 do Formulário).
Em caso de dúvidas, acesse http://cpg.fmrp.usp.br/wp-content/uploads/sites/313/2020/09/Tutorial-Requerimento-online-Alunos.pdf
Para os cursos de Mestrado, Doutorado e Doutorado Direto é exigido a participação em bancas de qualificação, defesas de dissertações e teses. Para isso, leve o Formulário participação em bancas de qualificação e defesas preenchido e peça ao presidente da banca para assinar.
Para saber quais bancas irão acontecer, acesse o site: https://cpg.fmrp.usp.br/alunos/defesas/defesas-agendadas
Observação: Caso você participe de bancas on-line, não é necessário pedir ao Presidente da banca para assinar o formulário. Peça ao seu orientador que assine no campo destinado ao Presidente.
Biblioteca Central do Campus, Restaurante Central, Atendimento Social, Atividades Culturais e Atividades Físicas (CEFER), consulte o site http://www.pcarp.usp.br/.
O PPGNM atualmente tem à sua disposição a concessão de bolsas de estudos CAPES-Demanda Social para os Cursos de Mestrado e Doutorado ou a partir de agências de fomento CNPq e FAPESP, estas a depender de aprovações de submissões.
Em relação às bolsas demanda social CAPES são aprovadas, continuadas e/ou renovadas anualmente, respeitando as regras da própria agência de fomento. Estas bolsas são destinadas aos alunos(as) regularmente matriculados(as) no PPG por tempo de vigência máximo de 24 meses para Mestrado e 48 meses para Doutorado, sendo avaliada a renovação/continuação da bolsa pelo aluno de acordo com os critérios e obrigações determinadas pela Comissão Coordenadora do PPG (CCP). Ressaltamos, que, as cotas de bolsas são liberadas e concedidas a novos(as) alunos(as) quando o atual bolsista defende sua dissertação e/ou tese, desista da bolsa e obtenha algum vínculo empregatício.
RENOVAÇÃO DE BOLSA:
Prezados pós-graduandos mestrandos e doutorandos,
Informamos, que a partir 13/11/2020 os relatórios deverão ser entregues conforme orientação abaixo. A data para a data para a entrega será até o dia 31/08 de cada ano.
Relatório ANUAL até a conclusão do curso (12 meses após o ingresso):
Nos relatórios devem constar as atividades realizadas pelo pós graduando, relatados em questionário modelo que deverá ser acessado pelo link: https://docs.google.com/forms/d/1BzbzlnWRsrCGzlCpl-xdDy91fZF1Bykk1KN6j6Gujjc/edit?ts=60099013&gxids=7628 .
O relatório será avaliado por consultor ad hoc definido pela Comissão Coordenadora da Pós Graduação, em anonimato. A depender da avaliação, poderá motivar uma apresentação para a CCP, visando esclarecimentos. Em caso de reprovação do relatório, deverá ser providenciada a entrega de um novo relatório, no prazo máximo de 30 (trinta) dias, contados a partir da data de divulgação do resultado da avaliação pela secretaria do Programa.
O descumprimento dos critérios poderá levar ao desligamento do estudante do Programa de Pós-Graduação, podendo ser Mestrado, Doutorado ou Doutorado Direto, conforme consta no Regimento.
Mestrado
O mestrando deverá fazer dois relatórios. No primeiro é desejável que seja entregue o protocolo do projeto no CEP, além das providências para que o projeto esteja em fase de iniciar a coleta de dados, a depender do cronograma e da avaliação do orientador. O segundo será realizado pela ocasião da finalização com a entrega da dissertação de mestrado.
Doutorado
O doutorando terá que realizar 4 relatórios. No primeiro é desejável que seja entregue o protocolo do projeto no CEP. Até o segundo relatório, espera-se que tenha iniciado a coleta de dados. O terceiro relatório o estudante deve apresentar um manuscrito em inglês, no formato para submissão, conforme regras da revista científica indexada para a qual se pretende enviar o manuscrito (declarar o nome da Revista). O quarto e último relatório se dará por ocasião do depósito da tese e a comprovação da submissão de um artigo científico.
Doutorado Direto
O doutorando, neste caso, fará até 5 relatórios. No primeiro é desejável que seja entregue o protocolo do projeto no CEP. Até o terceiro relatório, espera-se que tenha iniciado a coleta de dados. No quarto relatório o estudante deve apresentar um manuscrito em inglês, no formato para submissão, conforme regras da revista científica indexada para a qual se pretende enviar o manuscrito (declarar o nome da Revista). O quinto e último relatório se dará por ocasião do depósito da tese e a comprovação da submissão de um artigo científico.