Orientadores

Orientadores e Projetos de Pesquisa

 

Alceu Afonso Jordão Júnior (Docente Permanente)

Linha de Pesquisa: Abordagem Nutricional nas Doenças

Projeto: Processo oxidativo e metabolismo lipídico.

Descrição do projeto: Trata-se de pesquisa sobre processos oxidativos com estudos experimentais  que envolvem radicais livres e antioxidantes, em diferentes condições de saúde e patologias, particularmente na esteatose hepática.

Anderson Marliere Navarro (Docente Permanente)

Linha de Pesquisa: Nutrição e Saúde

Projeto 1: Investigação clínica dos efeitos dos micronutrientes e compostos bioativos na prevenção e tratamento de doenças.

Descrição do projeto: É objeto desse projeto, investigar os efeitos de micronutrientes e compostos bioativos, em mecanismos moleculares, celulares, genéticos e bioquímicos de processos relacionados à diferentes condições na saúde e na doença. Estão envolvidos nesse projeto, estudos de diagnóstico e/ou intervenção nutricional e dietética em modelos animais e/ou humanos sadios e enfermos nos diferentes ciclos de vida.

Linha de Pesquisa: Abordagem Nutricional nas Doenças

Projeto 2: Aspectos nutricionais na Síndrome da Lipodistrofia em pacientes portadores do HIV/Aids.

Descrição do projeto: Os efeitos sistêmicos do estresse oxidativo e inflamação mediados pela infecção crônica do HIV e a toxicidade dos antirretrovirais contribuem para perturbações metabólicas que necessitam de tratamento alimentar e nutricional. O projeto tem como objetivo realizar pesquisa básica e clínica envolvendo avaliação da composição corporal, metabolismo energético e de micronutrientes de pacientes soropositivo para HIV, com lipodistrofia secundária ao uso de antirretrovirais, através da utilização de marcadores metabólicos, moleculares, inflamatórios e genéticos.

Carla Barbosa Nonino (Docente Permanente)

Linha de Pesquisa: Abordagem Nutricional nas Doenças

Projeto: Avaliação do perfil genético e bioquímico na obesidade e em pacientes submetidos à cirurgia bariátrica

Descrição do projeto: Realizar estudos clínicos sobre desfechos nutricionais com a utilização de marcadores genéticos, moleculares e bioquímicos, em pacientes com obesidade e submetidos ao tratamento cirúrgico.

Camila Cremonezi Japur (Docente Permanente)

Linha de Pesquisa: Nutrição e Saúde

Projeto de Pesquisa: Comportamento alimentar de indivíduos saudáveis e enfermos.

Descrição do projeto: o objetivo é compreender aspectos relacionados ou que influenciem o comportamento alimentar de indivíduos saudáveis e enfermos, com dois focos principais: os hospitalizados e os com obesidade, por meio de estudos de diagnóstico e intervenção, na busca de novas formas de abordagem e tratamento nutricional.

Daniela Saes Sartorelli (Docente Permanente)

Linha de Pesquisa: Nutrição e Saúde

Projeto: Estudos de epidemiologia nutricional

Descrição do Projeto: Estuda a magnitude e distribuição de distúrbios nutricionais e seus determinantes na população. Inclui estudos de desenvolvimento e validação de métodos de avaliação do consumo alimentar, investiga a relação entre dieta, estado nutricional, prevenção e controle de doenças e avalia o impacto de orientações nutricionais dirigidas à promoção da saúde.

Eduardo Ferriolli (Docente Permanente)

Linha de Pesquisa: Abordagem Nutricional nas Doenças

Projeto: Metabolismo intermediário e composição corporal em condições clínicas especiais, empregando isótopos estáveis (não-radioativos)

Descrição: Trata-se do desenvolvimento de traçadores isotópicos estáveis na prática clínica, bem como isótopos estáveis e espectrometria de massa de razão isotópica no estudo de metabolismos energético e proteico, análise de composição corporal, absorção de nutrientes e na infecção por Helicobacter pylori, em condições clínicas especiais (primeiros dias de vida, envelhecimento, síndrome da fragilidade, caquexia e infecção pelo HIV).

Francisco José A. de Paula (Docente Permanente)

Linha de Pesquisa: Abordagem Nutricional nas Doenças

Projeto de Pesquisa: Valor preditivo da quantificação de adiposidade visceral e óssea sobre densidade mineral óssea

Descrição do projeto: O objetivo do projeto é avaliar aspectos etiopatogênicos, bioquímicos  e alterações qualitativas e quantitativas do tecido ósseo, relacionando-os a adiposidade visceral e aprofundando o papel interativo entre os tecidos ósseo e adiposo na regulação do metabolismo energético e mineral, por meio de estudos clínico e/ou experimental.

Jacqueline Pontes Monteiro (Docente aposentou em março de 2020 – passou a docente colaboradora a partir de 2019)

Linha de Pesquisa: Abordagem Nutricional nas Doenças

Projeto 1: Estudos em nutrigenômica

Descrição do projeto: O projeto tem por objetivo avaliar a interação gene-nutriente para entender a relação entre saúde e doenças sob influência do ambiente, do consumo alimentar e atividade física, utilizando ferramentas da genômica, da proteômica e da metabolômica em crianças e adolescentes em diferentes condições clínicas.

Projeto 2: Estudos de inquérito nutricional na saúde da criança e adolescente

Descrição: O objetivo deste projeto é desenvolver, validar e avaliar a reprodutibilidade de instrumentos para inquérito nutricional aplicados a estudos clínico e populacional para crianças e adolescentes.

Jose Simon Camelo Junior (Docente Permanente)

Linha de Pesquisa: Nutrição e Saúde

Projeto 1: Avaliação nutricional e metabólica de recém-nascidos

Descrição do projeto: O projeto busca conhecer a relação entre a ocorrência de restrição de crescimento intra-uterino e a composição corporal de recém-nascidos a termo nos primeiros dias de vida e de suas mães. Serão desenvolvidos métodos de avaliação do estado nutricional de recém-nascidos, adequados a estudos de campo e baseados em isótopos estáveis.

Linha de Pesquisa: Abordagem Nutricional nas Doenças

Projeto 2: Investigação nutricional nos Erros Inatos do Metabolismo

Descrição: O objetivo do projeto é descrever a incidência de doenças metabólicas hereditárias, em âmbito nacional, realizar estudos com triagem neonatal expandida, com a utilização de novas tecnologias como a espectrometria de massa em Tandem e,  sob a ótica da biologia sistêmica, desenvolver estudos sobre biologia molecular de doenças metabólicas e estudos translacionais (genômica, proteômica, metabolômica, transcriptômica).

Julio César Moriguti (Docente colaborador)

Linha de Pesquisa: Nutrição e Saúde

Projeto: Aspectos nutricionais na demência e transtornos cognitivos em idosos.

Descrição do projeto: São objetivos do projeto, conhecer a incidência, etiologias e distribuição sócio demográfica de demência na população de São Paulo e Ribeirão Preto, traçar o perfil cognitivo e funcional da população idosa; descrever fatores de risco associados ao comprometimento cognitivo e investigar aspectos nutricionais envolvidos na demência e associados às variáveis acima mencionadas. Serão realizados estudos clínicos e de cunho epidemiológico.

Julio Sérgio Marchini (Docente Permanente)

Linha de Pesquisa: Abordagem Nutricional nas Doenças

Projeto de Pesquisa: Investigação clínica, metabólica, molecular e experimental da fisiopatologia, diagnóstico e tratamento de doenças nutricionais

Descrição do projeto: Com o objetivo de realizar diagnóstico e terapia de doenças que direta ou indiretamente comprometem o estado nutricional e analisar os fatores que influenciam o metabolismo de macro e micronutrientes em pessoas saudáveis, serão realizados estudos clínicos e investigações envolvendo isótopos estáveis e espectrometria de massa.

Maria Cristina Foss Freitas (Docente Permanente)

Linha de Pesquisa: Abordagem Nutricional nas Doenças

Projeto: Efeitos metabólicos do ácido graxo omega-3 em situações de resistência insulínica

Descrição do projeto: O objeto deste projeto é conhecer o efeito de ácidos graxos na regulação metabólica de pacientes com resistência Insulínica, devido ao acúmulo excessivo de lipídios no tecido adiposo e hepático comum na inflamação crônica e subclínica, causados por alterações em células inflamatórias, marcadores bioquímicos de inflamação e de ativação de estresse do reticulo endoplasmático (ERE). Para isso, pretende-se avaliar em dois modelos de resistência Insulínica (diabetes mellitus tipo 2 e obesidade), por meio de estudos clínicos e experimentais, o efeito do tratamento com ômega-3 na sensibilidade à insulina, no processo inflamatório sub-clínico, no controle do metabolismo glicídico e lipídico e na ativação do ERE. É pressuposto que o ácido graxo ômega-3 modula a expressão gênica de fatores de transcrição, como PPAR e NFkB, contribuindo para reduzir o processo inflamatório e a resistência insulínica.

Nereida Kilza C. Lima (Docente Permanente)

Linha de Pesquisa: Nutrição e Saúde

Projeto: Avaliação multidimensional de pacientes idosos

Descrição do projeto: Com o objetivo de compreender os processos de envelhecimento, da etiopatogenia de doenças associadas, fisiopatologia envolvendo fragilização e deterioração cognitiva do idoso, com enfoque nos processos biológicos, em aspectos clínicos da senescência e senilidade e de consequências sociais, visando intervenções das mais diversas naturezas, que sejam passíveis de aplicação no atendimento ao idoso, em nível nacional.

Paula Garcia Chiarello (Docente Permanente)

Linha de Pesquisa: Abordagem Nutricional nas Doenças

Projeto: Investigação do estado nutricional, metabolismo energético, estresse oxidativo e inflamatório em diferentes condições patológicas

Descrição do projeto: Trata-se de estudos envolvendo avaliação de mudanças no estado nutricional em diferentes doenças crônicas, particularmente na doença renal crônica e na terapia de reposição renal e câncer, a partir de diferentes marcadores de composição corporal e bioquímicos, priorizando repercussões nutricionais e intervenções com dietoterapia.

Rosa Wanda Diez Garcia (Docente Permanente)

Linha de Pesquisa: Nutrição e Saúde

Projeto de Pesquisa: Inter-relações socioculturais e biológicas implicadas no comportamento e em práticas alimentares contemporâneas

Descrição do projeto: É objeto deste projeto estudar fenômenos contemporâneos relacionados à  alimentação e nutrição e suas consequências, na perspectiva antropológica, psicossocial, biológica e nutricional. Obesidade e aspectos subjetivos e objetivos do comportamento alimentar, em diferentes condições clínicas e na população saudável, abordando diagnóstico de problemas e intervenção com programas de educação alimentar e nutricional, serão estudados com métodos mistos de investigação científica.

Rosane Pilot Pessa (Docente Permanente)

Linha de Pesquisa: Nutrição e Saúde

Projeto: Aspectos nutricionais no processo saúde-doença

Descrição: Estuda os aspectos nutricionais no processo saúde-doença especialmente em portadores de transtornos alimentares, enfocando diagnóstico, prevenção, promoção, terapêutica e reabilitação nas diferentes fases do ciclo da vida.

Financiamentos: FAPESP – Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo – (Auxílio à Pesquisa – Regular) Outro Auxílio Financeiro.

Selma Freire de Carvalho da Cunha (Docente colaboradora)

Linha de Pesquisa: Abordagem Nutricional nas Doenças

Projeto: Estado nutricional, estresse oxidativo e inflamatório de pacientes com neoplasia maligna

Descrição: Realizar estudos clínicos para investigação de marcadores do estado nutricional, estresse oxidativo e inflamatório de pacientes hospitalizados e/ou em condições de estresse orgânico, nas neoplasias malignas, em tratamento medicamento e/ou cirúrgico.

Vivian Marques Miguel Suen (Docente Permanente)

Linha de Pesquisa: Abordagem Nutricional nas Doenças

Projeto: Metabolismo energético e utilização de nutrientes

Descrição: Com objetivo conhecer o gasto energético e a taxa de oxidação de hidratos de carbono, proteínas e lipídios para o planejamento e oferta de nutrientes para a nossa população, tanto sadia quanto doente, serão realizados estudos clínicos sobre o metabolismo energético de indivíduos obesos, eutróficos, desnutridos e em mulheres no período do climatério.