Laboratórios de Pesquisa

Laboratórios de Pesquisa

 

A Faculdade de Medicina apresenta vários laboratórios de pesquisa equipados com as mais diversas tecnologias disponíveis nos principais laboratórios de pesquisa do mundo.

Combinado a isto mais recentemente a FMRP-USP criou a Central de Equipamentos e Serviços de Multiusuários (EMUs) da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da USP, que dispõe de equipamentos e serviços em diversos segmentos que incluem Imagens e Microscópios, Citômetros de Fluxo, Química de Proteínas, Extração, Sequenciamento e Amplificação de DNA, entre outros.

O objetivo central é prover apoio tecnológico a pesquisadores em atividades na academia e no setor privado, que precisem usar equipamentos e serviços para executar seus projetos de pesquisa. Mais detalhes de parque de equipamentos, funcionamento e utilização podem estão disponibilizados no site: https://sites.usp.br/emu/.

Assim para este capítulo apresentaremos os laboratórios de pesquisa em funcionamento que estão sob coordenação dos docentes permanentes do PPGNM. Ressaltamos que todo este parque de equipamentos estão disponibilizados na Central de Equipamentos e Serviços de Multiusuários (EMUs) da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da USP. Lembrando que para os docentes que não apresentam coordenação direta de laboratório, esta mesma estrutura será compartilhada com todos os docentes respeitando as individualidades das linhas e projetos de pesquisa dos docentes.

  1. Biotério

Coordenador: Prof. Dr. Alceu Afonso Jordão Júnior

Área aproximada de 400m2, distribuídos em 10 salas de alojamento animal, experimentação, almoxarifado, armazenamento de amostras e materiais biológicos, além de salas para reuniões ou aulas práticas. Basicamente trata-se de um biotério de pesquisa, abrigando ratos, coelhos e camundongos geneticamente modificados ou não, servindo como unidade especializada em experimentação animal. O biotério também funciona como um espaço utilizado para o ensino de graduação, em disciplinas que utilizam modelos animais (p.ex. Nutrição Experimental) e também para o ensino de pós-graduação oferecendo treinamento para alunos que utilizarão modelos animais nos seus projetos de pesquisa.

  1. Laboratório Multidisciplinar de Nutrição e Metabolismo

Coordenador: Prof. Dr. Alceu Afonso Jordão Júnior

Colaboradora: Paula Garcia Chiarello

Com Área aproximada de 20m2, o referido laboratório é um Laboratório Multidisciplinar de Nutrição Metabolismo da FMRP/USP, foi criado com a proposta de atuar como um centro de pesquisa que pudesse atender as demandas dos docentes e alunos que trabalham em assuntos relacionados especialmente na área de Radicais Livres, Antioxidantes e Estresse Oxidativo, além de estar estruturado para realização das técnicas bioquímicas mais tradicionais que envolvem espectrofotometria no UV/Vis e Fluorescência. Desta forma tem como equipamentos principais Spectramax M5 para dosagens espectrofotométricas fluorimétricas e de Elisa, Centrífuga refrigerada, Banho maria, Agitadores tipo vortex, Homogeneizador de tecidos. Como rotina realiza determinações de Grelina, Leptina, 8-OHDG todas por ELISA. Capacidade Antioxidante do Plasma-ABTS, Capacidade Antioxidante do Plasma-FRAP, Fenólicos Totais, Ferritina, Glutationa Reduzida, Gordura Total, Hemoglobina, Hidroperóxido Lipídico, Homocisteína, Malondialdeído, Proteína C-reativa, Proteínas Carboniladas, Razão S-Adenosil Metionina/S-Adenosil Homocisteína, Substâncias reativas ao ácido tiobarbitúrico (TBARS), homocisteína e Superóxido Dismutase.

  1. Laboratório de Estudos Moleculares em Nutrição e Metabolismo

Coordenadora: Profa. Dra. Selma Freire de Carvalho da Cunha

O laboratório possui 4 salas numa área aproximada de 80 m2. Está preparado para dosagens de Vitaminas: A, E, C, D, Bioquímicas: Colesterol, Triglicerídeos, Glicemia, Hemoglobina, Antioxidantes: SOD, GPx, MDA e 8-Isoprostano, Estudos de expressão gênica (RNA), Polimorfimos (DNA), Quantificação e análise de expressão das proteínas. Está equipado com os seguintes equipamentos: NanoDrop 2000 com notebook, MasterCycler Gradiente, Biofotômetro plus, Digitalizador de Imagens, Real Time 7500 para PCR com computador e No-Break, ETTAN IPGHOR 3:Unidade de Focalização Isoelétrica, Sistema de transferência Semi-Seco, Leitora e Lavadora de Elisa, Scanner 2D para proteína, Westen Blot- cuba eletroforese e transferência, 2 HPLC Shymadzu: Detector  UV/VIS (SPD-20A), Fluorescência (RF-10 XL), Forno pra coluna (CTO-20),  Bomba(LC-20AT),  Integrador, Sistema de Água Milli-Q Rios/ Destilador e Reservatório de 30 L, espectrofotômetro DU-640 com controle de temperatura, Estufa para Esterelização e Secagem, Máquina de Gêlo, Cubas de gel para acrilamida e agarose, Microondas, Capela fluxo Laminar, Capela de Exaustão Química Centrífuga Eppendorf, Centrífuga Sorvall Legend Mach 1.6 R, Centrífuga Refrigerada  Sigma 2- 16PK, 3 Geladeiras, 5 Freezers, sendo um  -80°C, Autoclave Vertical AV-75 Phoenix, Banho Maria: Fervente/ Seco e 37°C, Sonicador, 3 Balanças de precisão, pHmetro, 2 Vortex, Macerador de tecidos , Agitador e aquecedor magnétic, 8 Computadores, 5 Impressoras, 1 Notebook, 5 No-Breaks. Tem a disposição uma especialista em laboratório treinada para a realização das dosagens acima referidas.

  1. Laboratório de Estudos em Nutrigenômica – LEN

Coordenadora: Profa. Dra. Carla Barbosa Nonino

Área aproximada de 16m2. O laboratório está equipado com centrifuga refrigerada, Freezer -80ºC, vortex, balança,banho Maria, capela de exaustão, equipamento para análise de microarray. Como rotina o laboratório realiza extrações de ácidos nucleicos (DNA e RNA), análise de polimorfismos genéticos (por PCR Real Time), expressão gênica e microarrays (para análise de transcritos em larga escala).

  1. Laboratório de Biologia Molecular e Cultura de Células

Coordenadora: Profa. Dra. Maria Cristina Foss-Freitas

Área aproximada de 60m2. O referido laboratório está equipado com freezer -20 e -70 oC, geladeiras, centrifuga com e sem refrigeração, sistema de purificação de água, cubas verticais e horizontais para eletroforese, fontes de eletroforese, aparelho de transferência para western-blot, sala de cultura com fluxo laminar, estufas e microscópio invertido, leitor de ELISA, microscópio com sistema de captura de imagem, termociclador para PCR e aparelho de PCR em tempo real.

Atualmente está padronizada na rotina do laboratório a realização de cultura de células primarias e de linhagens celulares, ELISA, extração de DNA, RNA e proteína de material biológico para realização de western-blot e PCR em tempo real.

  1. Laboratório de Endocrinologia e Metabologia

Coordenadora: Profa. Dra. Maria Cristina Foss-Freitas

Área aproximada de 60m2. O referido laboratório está equipado com freezer -20 oC e -70 oC, centrífuga, maquina de gelo, leitor de radiação gama e beta (para radioimunoensaio), aparelho de cromatografia liquida de alta performance (para dosagem de Hb glicada) e aparelho Immulite (para dosagem de PTH).

Está padronizado como rotina a realização de dosagem de PTH, Insulina, glicemia de testes funcionais (GTT e ITT), Hemoglobina glicada e Cálcio iónico.

  1. Laboratório de Nutrição e Metabolismo de Micronutrientes

Coordenação: Prof. Dr. Anderson Marliere Navarro

Área Aproximada de 20m2. Equipado com IMMULITE®, Espectrofotômetro, Absorção Atômica, Freezer -80°C, Refrigerador duplex, balança de precisão, banho Maria, vortex, computadores e impressora, além de uma infra estrutura mínima adequada para seu funcionamento. Está preparado para determinação de hormônios, marcadores tumorais, citocinas, quimiocinas, ácido fólico, vitamina B12, marcadores bioquímicos do estado nutricional e minerais.

  1. Laboratório de Cromatografia Líquida e Gasosa

Coordenador: Prof. Dr. Alceu Afonso Jordão Júnior

Com área aproximada de 40m2, está equipado com Cromatógrafo Líquido de Alta Eficiência (HPLC), HPLC com detector tipo UV/Vis, marca YoungLin, HPLC com detector tipo UV/Vis e amostrador automático, marca Shimadzu, Cromatografia Gasosa, Centrífuga refrigerada, Banho maria, Agitadores tipo vortex, Homogeneizador de tecidos. Neste laboratório realiza-se as seguintes técnicas: Beta-caroteno, Vitamina A, Vitamina E, Vitamina C e aminoácidos todas por HPLC além de ácidos graxos e lipídios por Cromatografia gasosa.

  1. Laboratório de Espectrometria de Massa e Cromatografia

Coordenador: Prof. Dr. Eduardo Ferrioli e Prof. Dr. Júlio Sérgio Marchini

Colaborador: Julio Cesar Moriguti

Com área aproximada de 120m2 , está equipado com Cromatógrafo gasoso (CG) e HPLC marca Shimatzu, Espectrômetro de massa da marca Europa Scientific e Espectrômetro de massa acoplado a CG da marca Shimadzu, além de estufa para secagem, Freezeres -70°C, aparelho de Ultrassom, centrifuga refrigerada, Speed vac e Liofilizador. Como rotina o laboratório realiza determinação de aminoácidos, marcadores protéicos, compostos bioativos, bem como determinação de metabolismo energético e composição corporal por isótopos estáveis.

  1. Laboratório de Metabolismo Mineral e Densitometria

Coordenador: Prof. Dr. Francisco José Albuquerque de Paula

Os laboratórios possuem uma área total estimada de 120m2. Está equipado com analisador automático de quimioluminescência da Liaison, Densitômetro (Hologic Discovery), centrífuga refrigerada, Sistema de analise de histomorfometria óssea, além de freezer – 80°C. Como rotina estes laboratórios realizam dosagem de 25 hidroxivitamina D, PTH bioativo, fosfatase alcalina óssea e  densitometria óssea e composição corporal por Raio-x de dupla energia (DXA).

  1. Laboratório de Práticas e Comportamento Alimentares (Prática)

Coordenadora: Prof.Dra. Rosa Wanda Diez-Garcia

Colaboradora: Rosane Pilot Pessa Ribeiro e Camila C. Japur

O laboratório está preparado para desenvolver estudos que fazem uma interface entre as ciências sociais e humanas e as biológicas, buscando, tanto na temática trabalhada como no desenvolvimento de métodos, as interrelações bio-sócio-culturais de fenômenos alimentares e nutricionais.

O Prática tem também um papel formador de recursos humanos, na medida em que funciona como um grupo de discussão e de estudos, justamente buscando aprimorar teórica e metodologicamente os temas trabalhados nas nossas linhas de pesquisa, recorrendo aos métodos de pesquisa qualitativa, quantitativa e métodos mistos, bem como desenvolvendo desenhos de estudos e ferramentas que permitam acessar tanto aspectos objetivos como subjetivos das práticas e do comportamento alimentar.  Em sua rotina são realizados estudos com métodos qualitativos, quantitativos e métodos mistos.

  1. Laboratório Multidisciplinar de Nutrição e Metabolismo

Coordenador: Prof. Dr. Alceu Afonso Jordão Júnior

Com Área aproximada de 20m2, o referido laboratório é um Laboratório Multidisciplinar de Nutrição Metabolismo da FMRP/USP, foi criado com a proposta de atuar como um centro de pesquisa que pudesse atender as demandas dos docentes e alunos que trabalham em assuntos relacionados especialmente na área de Radicais Livres, Antioxidantes e Estresse Oxidativo, além de estar estruturado para realização das técnicas bioquímicas mais tradicionais que envolvem espectrofotometria no UV/Vis e Fluorescência. Desta forma tem como equipamentos principais Spectramax M5 para dosagens espectrofotométricas fluorimétricas e de Elisa, Centrífuga refrigerada, Banho maria, Agitadores tipo vortex, Homogeneizador de tecidos. Como rotina realiza determinações de Grelina, Leptina, 8-OHDG todas por ELISA. Capacidade Antioxidante do Plasma-ABTS, Capacidade Antioxidante do Plasma-FRAP, Fenólicos Totais, Ferritina, Glutationa Reduzida, Gordura Total, Hemoglobina, Hidroperóxido Lipídico, Homocisteína, Malondialdeído, Proteína C-reativa, Proteínas Carboniladas, Razão S-Adenosil Metionina/S-Adenosil Homocisteína, Substâncias reativas ao ácido tiobarbitúrico (TBARS), homocisteína e Superóxido Dismutase.

  1. Laboratório de Exercício (Centro de Estudos do Exercício Aplicados a Terceira Idade (C.E.E.F.A.T.I) do Centro de Saúde Escola)

Coordenadora: Profa. Dra. Nereida Kilza da Costa Lima

Possui área aproximada de 20m2. Está equipado com esteiras ergométricas profissionais (Athletic), 3 equipamentos de Monitorização Ambulatorial da Pressão Arterial (Spacelabs), 4 equipamentos de Medida Residencial da Pressão Arterial (Omron). Atualmente está padronizado para a realização de treinamento com exercícios aeróbios de diversos protocolos de pesquisa, sendo que para os protocolos de treinamento com  exercícios resistidos são realizados em outro espaço físico.

  1. Laboratório de Nutrição

Coordenadora: Profa. Dra. Vivian Marques Miguel Suen

Área aproximada de 100 m2. O referido laboratório está equipado com Transluminador Ultra-Violeta, Estufa para Cultura Bacteriológica, medida: 50X50X60cm, agitador de tubos, para tubos 40mm, erlenmeyer e balão, refrigerador (comercial-industrial) capacidade para 800 litros, pipeta de Precisão, refrigerador, capacidade para 340 litros (2 unidades), freezer Vertical, capacidade aprox. 230 litros, agitador de tubos (2 unidades), cromatografia líquida, lavadora ultrassônica, banho maria, freezer vertical, aprox. 270 litros, refrigerador vertical, agitador magnético com aquecimento, Bomba de Vácuo 110/220V. Estão padronizadas como rotina as dosagens de vitamina A, vitamina E e homocisteína.

Destacamos também neste item outras instalações e espaços de apoio, tais como laboratórios de ensino clínico prático (ambulatórios e serviços clínicos de saúde vinculados a área de Nutrição e Metabolismo. Antes ressaltamos que nestes cenários temos alunos de graduação, pós graduação, aprimorandos e residentes de acordo com a necessidade e capacidade de cada ambulatório.

No HOSPITAL DAS CLÍNICAS DA FMRP-USP (Ambulatórios especializados de nutrição) : Ambulatório de Nutrição de Síndrome Urêmica; Ambulatório de Nutrição em Oncologia;  Ambulatório de Nutrição em Tumores de Fígado;  Ambulatório de Nutrição em Doenças Hepato-metabólicas todos sob responsabilidade da Prof. Paula Garcia Chiarello; Ambulatórios de Nutrição em Doenças Infecciosas (Pacientes Soropositivos para HIV com lipodistrofia) Prof. responsável: Anderson Marliere Navarro; Ambulatório de Nutrição em Endocrinologia Ginecológica Prof. responsável: Rosa Wanda Diez Garcia; Ambulatório de Nutrição de Cirurgia Bariátrica Prof. responsável: Carla Nonino

Para o Campo de Prática para Pesquisa temos aqueles que têm Pesquisa ou que são estruturas em que os docentes do programa são responsáveis e que consideram locus para o desenvolvimento de pesquisas. Destacamos a seguir os cenários vinculados e com coordenação e responsabilidade de docentes do PPGNM: Ambulatório de Nutrição em Pediatria, Ambulatório de Nutrição em Diabetes Infantil, Ambulatório de Nutrição de Doenças Renais, Ambulatório de Nutrição e Reumatologia Infantil, Ambulatório de Problemas do Aparelho Urinário, Ambulatório de Obesidade Infantil, Ambulatório de Nutrição em Doenças Genéticas Prof. responsável: Jacqueline Pontes Monteiro.

Ambulatório de Geriatria de Alta Dependência, Ambulatório de Geriatria Geral, Ambulatório de Triagem e Retornos Curtos em Geriatria; Ambulatório de Gerontologia (GEO), Ambulatório GEDEM Geriatria e Demências Profs. responsáveis: Eduardo Ferrioli, Júlio Morigutti (Prof. Colaborador do PPGNM) e Nereida Kilza da Costa Lima.

Ambulatórios de Nutrologia; Ambulatório de Apoio a Nutrição Enteral Domiciliar

Prof. responsável: Selma Freire de Carvalho da Cunha.

GRATA – Grupo de Assistência em Transtornos Alimentares (Grata) Prof. Responsável: Rosane Pilot Pessa Ribeiro.

Atenção Nutricional do Centro de Cirurgia Bariátrica, Serviço de atenção a pacientes com obesidade submetidos ao  tratamento cirúrgico. Prof. Responsável: Carla Barbosa Nonino.

No CENTRO DE SAÚDE DA VILA LOBATO, Ambulatório de Nutrição Prof. responsável:  Jacqueline Pontes Monteiro (Docente Colaboradora a partir de 2019).

No CENTRO DE SAÚDE ESCOLA, Ambulatório de Nutrição da Clínica Gerontolope Prof. Responsável: Anderson Marliere Navarro, Ambulatório de Geriatria e Ambulatório Gerontologia Professores responsáveis: Eduardo Ferrioli,  Júlio Morigutti e  Nereida Kilza da Costa Lima e finalizando o SERVIÇO DE ASSISTÊNCIA INTEGRAL A MULHER no Núcleo de Ensino, Pesquisa e Assistência na Reabilitação de Mastectomizadas da Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto Prof. Alceu Afonso Jordão Junior do PPGNM tem orientandos nesse serviço.