Bem-vindos ao Programa de Pós-Graduação em Nutrição e Metabolismo. Segue abaixo informações que serão importantes ao longo de todo o curso tanto para alunos ingressantes como para alunos regulares.

A Seção de Pós-Graduação da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto situa-se na Rua Pedreira de Freitas, casa 02.

Horário de atendimento presencial das 09 às 12 horas e das 13h às 16h.

E-mail: spg@fmrp.usp.br

Código USP

Verificar com a Secretaria do Programa de Pós-Graduação.

Sistema Janus - senha

Acesse “Pós-Graduação” em https://portalservicos.usp.br/ clique em “Primeiro Acesso” e insira seu Código USP para gerar uma senha.

A senha será encaminhada para o e-mail informado na Ficha de Inscrição no ato do processo seletivo.

E-mail USP

Acesse https://id.usp.br/ e clique em “Primeiro acesso”.

Para ler e enviar mensagens acesse http://ww.usp.br em “Webmail”. Após possuir o e-mail “USP” solicite à Secretaria do Programa ou à Seção de Pós-Graduação que insira seu e-mail USP no Sistema Janus.

É muito importante cadastrar o e-mail USP no Sistema Janus para receber as mensagens sobre o curso.

Carteirinha USP

Acesse Sistema Janus em “Cartão USP- Nova solicitação- Salvar” e, posteriormente, clique em ”Incluir/alterar Foto” e anexe uma foto digital padrão documento 3×4, com fundo branco e com boa resolução.

Será avisado através do e-mail USP quando a carteirinha estiver disponível na Seção de Pós-Graduação.

Para acompanhar o pedido, clique em “Listar solicitação“.

*Carteirinha Digital USP (e-card USP) – Clique aqui

Atenção: O Bilhete USP não é a carteirinha USP.  É um bilhete para uso exclusivo em alguns ônibus no campus da USP da cidade de São Paulo.

Matrícula semestral

O aluno regular deverá realizar a matrícula semestralmente no Sistema Janus, até o depósito da dissertação ou tese.

Existem dois tipos de matrícula: matrícula em disciplinas ou matrícula de acompanhamento (caso não vá cursar disciplinas).

A matrícula semestral deve ser efetivada nos meses de janeiro e julho, conforme períodos informados pela Pró-Reitoria de Pós-Graduação através do e-mail USP.

Não fazer matrícula implica em desligamento do curso de Pós-Graduação.

Consulte periodicamente a “Ficha do Aluno” no Sistema Janus para verificar as disciplinas cursadas, número de créditos exigidos, prazo para inscrição e realização do Exame de Qualificação, data limite para o depósito do trabalho (dissertação/tese) e a data máxima para defesa.

O não cumprimento dos prazos mencionados resulta em desligamento do aluno.

Caso perca o prazo para matrícula em disciplina ou matrícula de acompanhamento, o aluno deverá preencher o formulário abaixo e entregar na secretaria da CCP – Nutrição e Metabolismo:

Formulario_matricula_aluno_regular

Disciplinas

Para consultar as disciplinas oferecidas no semestre acesse Sistema Janus e clique em “Disciplinas- Consultas- Oferecimentos“. Veja mais também em Estrutura Curricular

Solicitação de documentos

Declaração de Matrícula para a TRANSERP, para empresa de ônibus intermunicipal e para outras finalidades; Declaração de Conclusão e Ficha do Aluno, vá em “Solicitar Documentos” no site http://cpg.fmrp.usp.br/

Para solicitar a equivalência  de título de Mestre para contagem de créditos para o doutorado, solicitar pelo Formulário-de-equivalência-de-título-de-mestre

Declarações

Os estudantes contam com o menu “Declarações” no Janus, no qual poderão emitir diretamente do sistema os seguintes documentos com autenticação eletrônica:

  • Declaração de Matrícula;
  • Atestado de Conclusão de Disciplinas;
  • Atestado de Matrícula com Disciplinas;
  • Ficha do Aluno.

Entrada no Campus (selo de identificação para carro)

Acesse o site Prefeitura do Campus , “Serviço de Guarda Universitária”.

Entrada no Hospital das Clínicas

Para fazer o pedido de Crachá para acesso ao HCRP preencha a ficha de Solicitação Crachá do HC e entregue na secretaria de Pós-Graduação em Nutrição e Metabolismo. Após aprovado em reunião, levar a ficha assinada pelo coordenador do programa na recepção do HCRP para dar andamento ao crachá.

Atendimento Médico

Departamento de Saúde-UBAS (Unidade Básica de Assistência à Saúde). Situado na Rua Pedreira de Freitas, casa 14, e-mail ubas.rp@usp.br

Acesso ao Restaurante Universitário

Para acessar o restaurante universitário é preciso confeccionar a carteirinha USP, enquanto não fica pronta, é possível solicitar uma declaração comprovando a matrícula do aluno no site da Pós-Graduação Central (http://cpg.fmrp.usp.br/) em “Solicitar Documentos

Para maiores informações, assim como cardápio, acesse o site da Prefeitura do Campus USP de Ribeirão Preto clique em Serviços e procure por Restaurante Central.

Wi-fi e VPN

Para saber mais, acesse o site do Centro de Tecnologia da Informação de Ribeirão Preto (USP) http://cetirp.sti.usp.br/atendimento/vpn/como-se-cadastrar-para-utilizacao-da-vpn/

Solicitações de Alunos

Os alunos contam com um menu “Requerimentos” no sistema Janus a partir do qual poderão selecionar requerimentos específicos como:

  • Atribuição de créditos,
  • Aproveitamento de créditos,
  • Trancamento de matrícula,
  • Prorrogação de prazo para depósito,
  • Mudança de orientador,
  • Transferência de curso/área/Programa,
  • Dupla titulação,
  • Desligamento do Programa,
  • Nova Matrícula.

O aluno deverá preencher o Formulário Solicitações-de-Alunos e entregar na secretaria da CCP – Nutrição e Metabolismo juntamente com os documentos necessários (estão descritos na página 2 do Formulário).

Em caso de dúvidas, acesse http://cpg.fmrp.usp.br/wp-content/uploads/sites/313/2020/09/Tutorial-Requerimento-online-Alunos.pdf

Formulário para participação em bancas de qualificação e defesas

Para os cursos de Mestrado, Doutorado e Doutorado Direto é exigido a participação em bancas de qualificação, defesas de dissertações e teses. Para isso, leve o Formulário participação em bancas de qualificação e defesas preenchido e peça ao presidente da banca para assinar.

Para saber quais bancas irão acontecer, acesse o site: https://cpg.fmrp.usp.br/alunos/defesas/defesas-agendadas
Observação: Caso você participe de bancas on-line, não é necessário pedir ao Presidente da banca para assinar o formulário. Peça ao seu orientador que assine no campo destinado ao Presidente.

Outras Informações

Biblioteca Central do Campus, Restaurante Central, Atendimento Social, Atividades Culturais e Atividades Físicas (CEFER), consulte o site http://www.pcarp.usp.br/.

Bolsas de Estudo

O PPGNM atualmente tem à sua disposição a concessão de bolsas de estudos CAPES-Demanda Social para os Cursos de Mestrado e Doutorado ou a partir de agências de fomento CNPq e FAPESP, estas a depender de aprovações de submissões.
Em relação às bolsas demanda social CAPES são aprovadas, continuadas e/ou renovadas anualmente, respeitando as regras da própria agência de fomento. Estas bolsas são destinadas aos alunos(as) regularmente matriculados(as) no PPG por tempo de vigência máximo de 24 meses para Mestrado e 48 meses para Doutorado, sendo avaliada a renovação/continuação da bolsa pelo aluno de acordo com os critérios e obrigações determinadas pela Comissão Coordenadora do PPG (CCP). Ressaltamos, que, as cotas de bolsas são liberadas e concedidas a novos(as) alunos(as) quando o atual bolsista defende sua dissertação e/ou tese, desista da bolsa e obtenha algum vínculo empregatício.

RENOVAÇÃO DE BOLSA:

Clique aqui.

Relatório de Avaliação do Desempenho Acadêmico e Científico do Aluno

Prezados pós-graduandos mestrandos e doutorandos,

Informamos, que a partir 13/11/2020 os relatórios deverão ser entregues conforme orientação abaixo. A data para a data para a entrega será até o dia 31/08 de cada ano.

Relatório ANUAL até a conclusão do curso (12 meses após o ingresso):

Nos relatórios devem constar as atividades realizadas pelo pós graduando, relatados em questionário modelo que deverá ser acessado pelo link:  https://docs.google.com/forms/d/1BzbzlnWRsrCGzlCpl-xdDy91fZF1Bykk1KN6j6Gujjc/edit?ts=60099013&gxids=7628 .

O relatório será avaliado por consultor ad hoc definido pela Comissão Coordenadora da Pós Graduação, em anonimato. A depender da avaliação, poderá motivar uma apresentação para a CCP, visando esclarecimentos. Em caso de reprovação do relatório, deverá ser providenciada a entrega de um novo relatório, no prazo máximo de 30 (trinta) dias, contados a partir da data de divulgação do resultado da avaliação pela secretaria do Programa.

O descumprimento dos critérios poderá levar ao desligamento do estudante do Programa de Pós-Graduação, podendo ser Mestrado, Doutorado ou Doutorado Direto, conforme consta no Regimento.

Mestrado

O mestrando deverá fazer dois relatórios. No primeiro é desejável que seja entregue o protocolo do projeto no CEP, além das providências para que o projeto esteja em fase de iniciar a coleta de dados, a depender do cronograma e da avaliação do orientador. O segundo será realizado pela ocasião da finalização com a entrega da dissertação de mestrado.

Doutorado

O doutorando terá que realizar 4 relatórios. No primeiro é desejável que seja entregue o protocolo do projeto no CEP. Até o segundo relatório, espera-se que tenha iniciado a coleta de dados. O terceiro relatório o estudante deve apresentar um manuscrito em inglês, no formato para submissão, conforme regras da  revista científica indexada para a qual se pretende enviar o manuscrito (declarar o nome da Revista). O quarto e último relatório se dará por ocasião do depósito da tese e a comprovação da submissão de um artigo científico.

Doutorado Direto

O doutorando, neste caso, fará até 5 relatórios. No primeiro é desejável que seja entregue o protocolo do projeto no CEP. Até o terceiro relatório, espera-se que tenha iniciado a coleta de dados. No quarto relatório o estudante deve apresentar um manuscrito em inglês, no formato para submissão, conforme regras da revista científica indexada para a qual se pretende enviar o manuscrito (declarar o nome da Revista). O quinto e último relatório se dará por ocasião do depósito da tese e a comprovação da submissão de um artigo científico.

Pedido de  Prorrogação Pandemia  Clique aqui.